Coluna sobre Saúde
Saúde Mental: Na construção
Fernanda Gaiotto 05 de outubro de 2024 Atualizado: 31 de outubro de 2024
A atividade da construção civil é uma das campeãs em acidentes de trabalho. O risco da atividade acaba gerando medo, estresse e outros sentimentos negativos, que costumam ser grandes fontes de sofrimento. Na região de Ribeirão Preto, além das condições climáticas enfrentadas, outros agravos comuns são o abuso de álcool e outras substâncias, bem como transtornos mentais e psicossomáticos. Por isso a necessidade de mais informações sobre o tema para os trabalhadores desse setor.
Intitulado Construamente, foi implementado ao longo dos meses de setembro e outubro projeto de implementação de conscientizar a saúde mental na construção o mesmo envolveu visitas à Vivare, uma construtora imobiliária, com o intuito de destacar a importância da saúde mental no setor.
A ideia central do projeto consistiu em realizar uma roda de conversa com representantes de cada grupo de trabalhadores da construtora, com o objetivo de coletar dados por meio da observação e analisar as demandas existentes. Para isso, foram utilizados o Diagrama de Gantt para o cronograma das atividades e a planilha 5W2H para estruturar as ações e objetivos do projeto. As metas do Construamente incluíram fomentar a discussão sobre temas relevantes, como psicoterapia e saúde mental.
Observou-se que muitos trabalhadores da construção civil possuíam pouco conhecimento sobre saúde mental, com apenas um mencionando uma experiência positiva com terapia.
Focado em fomentar o tema Saúde Mental: Durante duas visitas ao canteiro de obras da Vivare Desenvolvimento Imobiliário, o projeto não apenas estimulou o interesse pelo autocuidado, mas também divulgou os serviços de atendimento psicológico gratuito disponíveis. Na segunda visita, foram distribuídos panfletos e a empresa disponibilizou materiais informativos em locais estratégicos, como refeitórios e banheiros, para alcançar um número maior de trabalhadores.
A psicologia organizacional e do trabalho desempenha um papel crucial na identificação e intervenção em questões que afetam a saúde mental e o bem-estar no ambiente laboral. O projeto contribuiu para a conscientização sobre saúde mental no trabalho, disseminando informações e apresentando possibilidades de intervenções preventivas dos agentes estressores no âmbito da construção civil. Além disso, proporcionou aos envolvidos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo habilidades essenciais no intuito de contribuir para uma sociedade mais consciente e saudável.




Vamos construir o futuro hoje?




Bem vinda psicóloga Fernanda Gaiotto
Fabrizio Calil Stefani 05 de outubro de 2024 Atualizado: 31 de outubro de 2024
Fernanda Gaiotto é psicóloga de orientação psicanalítica, com duas graduações: administração e psicologia, além de uma pós-graduação em psicologia organizacional. Damos as boas vindas a mais nova colunista do Jornal Signature, Fernanda fará parte da equipe da Coluna sobre Saúde, onde escreve sobre saúde mental. Combinando sua expertise em psicologia e administração, Fernanda oferece uma visão única sobre o bem-estar emocional no ambiente de trabalho e sobre a saúde mental. Vamos construir um futuro melhor juntos!